A culinária alemã possui uma grande variedade de pratos, todos não muito saudáveis (joelho de porco e salsichas são alguns exemplos). Cada região do país possui suas tradições e receitas próprias, tornando o cardápio bem variado.
Mais de 1500 tipos de salsicha são produzidos na Alemanha e o tipo de carne mais consumido é a de porco. O assado de porco, quase sempre da perna, é a refeição de domingo ou dos dias festivos em muitas regiões da Alemanha, sendo que cada região prepara o tempero da carne utilizando um ingrediente diferente (que podem ser cerveja, alho, noz moscada, rábano etc). Além disso, os alemães valorizam muito o café da manhã, produzindo inúmeros pães e baguetes (cerca de 300 tipos) para serem saboreados com queijos, carnes frias ou geléias.
As salsichas, outra especialidade alemã, é produzida e consumida em grande escala no país. Elas normalmente são feitas com carne, toucinho, miudezas, sal e outros temperos. Os outros ingredientes são cortados muito miúdos, bem misturados e introduzidos em tripa. Por ser uma especialidade do país, os alemães vivem inventando novas receitas de salsicha, misturando novos ingredientes e produzindo novos formatos.
No quesito bebidas, a grande estrela é a cerveja, que combina perfeitamente com os pratos do país. As variedades incluem: Alt, Bock, Dunkel, Kölsch, Lager, Malzbier, Pils e Weizenbier. Em relação aos vinhos, a produção nacional é voltada para os vinhos brancos, feitos a partir das uvas Riesling, Müller-Thurgau, Silvaner, Kerner, Scheurebe e Bacchus.
Alguns pratos famosos da culinária alemã são: chucrute (conserva de repolho fermentado), eisbein (joelho de porco frito ou assado, servido com chucrute), bratkartoffeln (cozido de batatas com cebola, bacon, alho, sal e outros temperos), boulette (bolinhos de massa recheados de fígado ou carne), schlachtplatte (barriga de porco acompanhado de chucrute e batatas), salsichas diversas etc. Entre os doces típicos alemães, pode-se destacar o Gugelhupf, Appfelstrudel, Strudel, Käsetorte, Streuselkuchen e o Stroissel. Os restaurantes alemães tornaram-se os segundos mais consagrados do mundo, depois dos restaurantes da França.