Clipart

Culinária Escandinava

A culinária escandinava tem origem no período viking, que se acredita ter durado de 800 a 1000 D. C. Nesta época a alimentação era uma grande preocupação. Devido ao frio rigoroso da região, os vikings desenvolveram métodos de conservar o máximo de alimento possível. A comida era armazenada em locais amplos e arejados e esta podia ser desidratada, defumada ou azedada (conservas). Para suprir a falta de refrigeração, os alimentos eram bem salgados.

Os hábitos alimentares e os elementos que compõem a cozinha escandinava hoje são fruto desta ascendência viking. Porém, a Segunda Guerra Mundial também influenciou a esta culinária, principalmente pela mistura de alimentos doces e salgados em um mesmo prato. Alguns elementos são característicos da cozinha escandinava, em especial ervas e condimentos como basílico, alecrim, salsa crespa, zimbro, pimenta, pimenta branca, erva de provence e endro dill.

Dentre os pratos típicos da culinária escandinava estão o arenque, o smorrebrod, o rugbrod, o flaeskesteg, o frikadeller, o hakkebof, o kogt hamburgerrygl, o stegt flaesk, o polsevogn, o medisterpolse, o rod polse e o ristede log. Para sobremesa, torta de maçã, biscoitos amanteigados, arroz de leite, pão preto com cerveja, bolo de gengibre e empadinhas de compota de maçã.

As bebidas na gastronomia escandinava possuem duas funções básicas: complementar o sabor dos alimentos e aquecer o corpo. A bebida tradicional é a aquavit, destilado conhecido como “água da vida” feito a partir de batata. Também são consumidos licores e cervejas (Tuborg e Carlsberg).