A culinária francesa é uma das mais tradicionais em todo o mundo. A grande variedade de queijos (especialmente o Comté e Beaufort), vinhos, carnes, pães, crepes e doces é a imagem de marca da França em termos de gastronomia. Considerada uma culinária chique, cada região do país é especialista em algum prato. Peixes, pato, cogumelos, escargot, patê de foie gras, croissants, pimentão e tomate são itens indispensáveis na cozinha francesa. O vegetarianismo não é comum na França e há poucos restaurantes vegetarianos. Para beber, o vinho é, de longe, a bebida alcoólica mais consumida no país. No entanto, o champagne também possui grande importância.
A refeição gastronômica à moda francesa inaugura a lista de tradições culinárias rotuladas em 2010 pelo comitê intergovernamental da UNESCO para a salvaguarda do patrimônio imaterial da humanidade
Entre seus pratos mais famosos estão: Coq au Vin (galo com bacon, cebola, alho, vinho tinto, cogumelos e salsa), Foie Gras (patê de fígado de ganso), Ratatouille (berinjela, cebola, abobrinha, tomate, pimentão e alho), Blanquette de Veau (um “guisado” de carne que leva muitos ingredientes, como cenoura, cebola e aipo, e claro, carne de vitela), Escargot (caracol comestível), Cassoulet, Sopa de cebola, Cuisses de grenouilles (coxas de rã) etc. Para sobremesa, Petit Gateau, Crème brûlée, Mille-feuilles e crepes.