A culinária nordestina é muito conhecida por seus temperos fortes, com comidas regadas à muito azeite de dendê, leite de coco e pimenta. Os pratos nordestinos são preparados principalmente à base de frutos do mar, como peixes, camarão, lula, polvo e mexilhão. A carne de sol e a carne seca também são muito usados, preparando pratos como o Arrumadinho (feijão, carne seca, farofa e molho à campanha). Outro ingrediente muito comum é o aipim, também chamado de macaxeira ou mandioca. Feijão de corda, sururu e cuscuz também são bem usados.
Quem não aprecia temperos fortes provavelmente não irá gostar dos pratos nordestinos. A maioria deles possui um sabor bem típico e acentuado, utilizando temperos como açafrão, dendê e pimentas diversas.
Veja alguns pratos tipicamente nordestinos: abará, acaçá, acarajé, aipim na manteiga, carne de sol, arrumadinho, bobó de camarão, caldinho de sururu, caranguejo, caruru, cozinho, cuscuz doce, vatapá, camarão de capote, farofa de banana, feijão fradinho, fritada, galinha ao molho pardo, mariscada, moqueca, mungunzá, sarapatel e zambé. Para sobremesa, beiju, pé de moleque, tapioca, pamonha, cocada, canjica, arroz doce e quindim são os mais comuns.