Clipart

Culinária Irlandesa

A culinária irlandesa é simples e rústica e pode ser subdividida em duas categorias: a tradicional, composta de pratos simples como o guisado irlandês chamado Irish stew e a panqueca de batata chamada boxty e a atual, que é servida em hotéis e restaurantes, compreendendo pratos modernizados e adaptados ao gosto de turistas, baseados em vegetais, peixes como salmão e truta, ostras, queijos, pão de soda e batata.

O principal ingrediente dos pratos irlandeses é batata, que foi incorporada na culinária do país no século XVII. A batata é utilizada em pratos como o colcanonn, champ, irish stew, boxty e dublin coddle. Além disso, no passado, as batatas eram utilizadas também na alimentação dos porcos, que forneciam o presunto e o bacon. O café da manhã típico irlandês é composto de alimentos ricos em carboidratos e proteínas, como bacon, ovos, cogumelos, lingüiça suína, pudim de aveia, pão de sódio, torradas, chá e café.

A bebida mais consumida na Irlanda é a cerveja, que é tradicionalmente produzida com malte assado ou cevada assada, o que faz com que a cerveja seja escura. As marcas mais conhecidas de cerveja irlandesa são a Guiness, a Murphy’s e a Beamish. O Whisky também é muito popular na Irlanda, onde é conhecido como Irish Whiskey. Os restaurantes irlandeses mais populares no mundo são conhecidos como Irish Pub, destinado à venda de bebidas alcoólicas e pratos típicos irlandeses. Os Irish Pub’s geralmente oferecem atrações como música ao vivo, onde o próprio cliente pode cantar.