Clipart

Culinária japonesa

A culinária japonesa é muito famosa no mundo todo, e conquistou o ocidente por ser uma opção saborosa e saudável. Ela é conhecida por dar importância a sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação. Os pratos são feitos principalmente utilizando arroz, peixes crus (como salmão e atum), sopas, legumes, algas, cogumelos, soja e frutos do mar.

No entanto, a culinária tradicional japonesa é dominada mesmo pelo arroz branco. Qualquer outro alimento servido durante uma refeição é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu. Para comer, é utilizado um tipo de talher diferente, denominado hashi. Neste culinária, cada alimento é preparado de uma forma, sendo alguns somente consumidos crus e outros cozidos, fritos ou assados (geralmente são os 3 acompanhamentos servidos com o arroz ou sopa). O macarrão, original da China, também é uma parte importante da cozinha japonesa. Existem dois tipos tradicionais de macarrão: o sobá e udon. Feito de farinha de trigo sarraceno, o sobá é um macarrão fino e escuro. Já o udon é mais grosso e feito de trigo branco. A maior parte da população não consome mais insetos como gafanhotos, lagartos e abelhas, mas em algumas regiões ainda há esta tradição. No entanto, não são uma característica forte da cultura.

Alguns dos pratos japoneses mais tradicionais são: Kare Rice (arroz com curry, cebola, cenoura, batata e carne), Lamen (macarrão tipo miojo), Gyudon (carne com cebola sobre uma tigela de arroz, cozida em um molho levemente adocicado), Sukiyaki (fatias finas de carne bovina, cozidas na manteiga, com diversos ingredientes como cebola, udon (macarrão japonês), acelga, shimeji e um molho a base de shoyu e saquê), Sushi (bolinho de arroz, que pode ser combinado com peixe, frutos do mar, vegetais e frutas), Sashimi (pedaços bem finos de carne crua de peixes. Podem ser servidos com wasabi, alga e shoyu) e Kani (carne de siri). Já um dos doces mais comuns é o Moti, um doce feito de arroz.