Os peixes e os frutos do mar são utilizados na culinária de diversos países do mundo. Os japoneses e os chineses são os povos que consomem este tipo de alimento com maior frequência. A culinária japonesa é mundialmente conhecida por utilizar peixes e frutos do mar na composição de seus pratos e esta culinária ganhou muitos adeptos no Brasil.
O Brasil apresenta alta taxa de consumo de peixe, sejam eles nativos ou provindos de outros países (bacalhau e salmão). A biodiversidade da fauna marinha brasileira permite que diferentes tipos de alimentos provindos do mar sejam consumidos.
A alimentação que inclui peixes e frutos do mar é altamente saudável e gera benefícios ao organismo humano. Peixes de água fria são ricos em ômega 3 e frutos do mar são fonte de zinco (antioxidante). Cálcio é outro nutriente presente neste tipo de alimento. Além disso, a quantidade de calorias é menor em comparação com a carne vermelha. Entretanto, a fritura modifica o ômega 3, tornando o peixe menos saudável.
Alguns dos peixes mais comuns na mesa dos brasileiros são anchova, atum, sardinha, dourado, linguado, namorado e pescado. Dos frutos do mar, são bastante consumidos camarão, caranguejo, siri, lula, polvo, ostra e mexilhão. Todos esses itens são encontrados em restaurantes de peixes e frutos do mar, agradando o paladar dos apreciadores dessas comidas.