A cozinha austríaca é muito diversificada e conhecida por toda a Europa como uma das mais multiculturais. E não era de se esperar menos, visto que a Áustria passou por fortes influências húngaras, tchecas, polacas, eslovenas, italianas e alemães para sua formação enquanto país, e obviamente também comporta colaborações desses povos em seu paladar.
Da Sérvia, vem os sabores picantes, com as almôndegas Vapcici e a sopa de feijão consistente Sauerkraut. Da Tchecoslováquia há as bolas de pão que acompanham as comidas. Da Polônia, a couve recheada e da Hungria o Goulach (guisado de carne bovina, com cebolas, pimentão, alho, tomates e aipo) e o Dobostorte (com mais margarina do que açúcar).
O vinho e a água costumam acompanhar as refeições, mas a culinária austríaca se destaca internacionalmente pelos cobiçados e maravilhosos doces, massas folhadas e tortas. Parte deles é geralmente servida quente e com muito creme de leite.
Outros pratos da culinária austríaca: Sachertorte (torta de chocolate que pode levar marmelada e albricoque), Tafelspitz (vitela fervida consistente), Wiener schnitzel, Wiener backlhendl, Spätzle, Apfelstrudel, Linzertorte, Schinkenfleckerl, Scheweinsbraten, Kren, Schittlauchsauce, Knödel, Fiambes e salsichas etc.