Esta culinária partilha muitas similaridades com as culinárias da Itália, Turquia, Balcãs e Oriente Médio. A culinária grega é tipicamente mediterrânea, e utiliza muito o azeite (em quase todos os pratos), grãos (especialmente o trigo), pães, vinho, peixes e diversos tipos de carnes, incluindo aves e coelho. Entre os ingredientes típicos da culinária grega estão a carne de cordeiro ou de porco, azeitonas kalamata, queijo feta, folhas de uva, abobrinha e iogurte. Entre os legumes e verduras cultivados estão o tomate, a berinjela, batata, vagem, quiabo, pimentões e cebolas.
A cozinha grega utiliza mais ervas e temperos do que é comum com outras culinárias do mediterrâneo: orégano, menta, alho, cebola, coentro e folhas de louro, manjericão, tomilho e noz-moscada são os mais comuns. Muitas receitas gregas, especialmente no norte do país, utilizam também ervas doces, como, por exemplo, cravo e canela.
Os pratos típicos são divididos entre os que são famosos no país inteiro e os que são muito apreciados apenas em determinadas regiões. Alguns deles são: salada grega, burecas, dolmades, Kolokythoanthoi, Lakhanosalata, Melitzanosalata, Pantzarosalata, Skordalia, Taramosalata, Avgolemono, Patsas, Psarosoupa, Revithia, Trahana.