Possui grande influência mediterrânea e atlântica, sendo muito comum o consumo de peixes, pães, azeite, cebola, batata e vinho. Muito apreciada por seu sabor, temperos e fartura, a culinária portuguesa foi influenciada por fenícios, mouros e romanos. Após o descobrimento da América e com a inclusão de alguns alimentos à cultura portuguesa, a culinária local foi sendo moldada nas formas que vemos hoje. Entre esses alimentos que compõem diversas comidas típicas portuguesas estão os maricos, o berbigão, o mexilhão, as conquilhas, e talvez o mais consumido e conhecido, o bacalhau.
A doçaria portuguesa também é muito apreciada. Uma das bases mais comuns para o preparo de muitos doces são os ovos. Entretanto, também podemos encontrar alguns feitos com caramelo, chocolate e massas como o pão de ló.
Alguns exemplos da cozinha portuguesa: pratos à base de bacalhau (Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau à Brás, Bacalhau à lagareiro etc), cozido à portuguesa (feijão, batata, couve, cenoura, nabo, frango, parte de porco e de boi, chouriço de carne e morcela, entre outros), caldo verde (a sopa mais tradicional de Portugal), açorda de mariscos, alheira de mirandela, arroz de pato, feijoada portuguesa, pudim Abade de Priscos, pastel de Santa Clara e pastel de Belém são alguns dos mais famosos pratos portugueses.